ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Set/2021

Conectividade é um desafio para agricultura 4.0

Um dos poucos consensos quando se fala em agricultura digital no Brasil é de que a conectividade é o maior gargalo para o País alcançar a agricultura 4.0. E os números comprovam essa tese. Mesmo com o incremento ano a ano previsto na área coberta por operadoras, a conectividade ainda é muito incipiente. Dados de mercado mostram que apenas 11% da área rural no País tem cobertura com internet banda larga. Nas áreas urbanas, esse percentual é de 98%. A Associação Conectar Agro, iniciativa do setor privado que busca aumentar o acesso dos produtores à internet banda larga, quer atingir 13 milhões de hectares conectados por meio da iniciativa até o fim do ano.

Embora seja o dobro da área coberta atual, se alcançados, representarão 19% da área plantada com grãos no País na safra 2020/2021, de 68,9 milhões de hectares. Ainda há muito para avançar. O momento é muito oportuno com governo, produtores e consultorias voltados à agricultura digital. A capilarização ainda é um desafio para o aumento na área rural conectada. As antenas instaladas em 60 mil propriedades por meio da ConectarAgro estão, em sua maioria, na Região Centro-Oeste, onde, em geral, grandes produtores investem capital próprio. Há interesse em expandir o projeto para a Região Sul e aumentar atuação em Estados como Minas Gerais, São Paulo. Está sendo debatido com o governo como será possível viabilizar conjuntamente a conectividade em áreas menores.

Além disso, estão sendo buscados incentivos a financiamentos junto a estes Estados. Há também a prospecção e estudo de modelo de negócios junto a cooperativas, especialmente da Região Sul. As cooperativas são vistas uma forma de atender à demanda de produtores menores com capital de investimento limitado. Produtores de pequeno e médio porte, apesar de não serem os detentores das antenas, também se beneficiam das estruturas. Aproximadamente 90% das propriedades próximas às áreas com antenas possuem menos de 100 hectares. A viabilização acontece pelo grande, mas o pequeno e a comunidade do entorno também usufruem da conectividade. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.