ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Set/2021

Máquinas: vendas freadas por falta de componentes

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de máquinas agrícolas, entre tratores e colheitadeiras, ficaram em 5,2 mil unidades em julho, repetindo o volume de junho. Como não se trata de emplacamentos, que podem ser atualizados diariamente, as estatísticas de máquinas agrícolas têm defasagem em relação ao balanço das vendas de carros.

Frente a julho de 2020, as vendas de tratores e colheitadeiras tiveram alta de 17,5%, levando o crescimento de volume acumulado nos sete primeiros meses do ano para 30,8%, num total de 30,7 mil unidades. A demanda por equipamentos agrícolas, alimentada pelo recorde na safra de grãos, segue forte. Porém, restrições de produção impedem recuperação mais firme.

O principal motivo é que as fábricas não conseguem acelerar a produção por falta de componentes eletrônicos, dada a escassez global de chips. Como são máquinas altamente tecnológicas, com muitos recursos computadorizados, a crise dos semicondutores impacta bastante a produção, tanto que alguns modelos devem ser entregues apenas em 2022. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.