ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Ago/2021

AGROGALAXY: meta é abrir 27 lojas até final do ano

A AgroGalaxy deve contabilizar mais 27 lojas até o fim de 2021 e chegar a um total de 135. Hoje, são 108. Dos novos pontos de venda, 14 virão com a Ferrari Zagatto, empresa paranaense com a qual a empresa firmou contrato de compra e venda, operação já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O restante, 13 lojas, serão novas unidades abertas pelo conglomerado de insumos agrícolas e serviços. Hoje, a presença da companhia vai desde o Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Com o crescimento orgânico (expansão com a estrutura existente), o objetivo é aumentar a capilaridade em cima das regiões onde já atua. No primeiro semestre, a AgroGalaxy somou 15 novas lojas, das quais 7 foram incorporadas com a conclusão de compra da varejista de insumos Boa Vista, de Mato Grosso do Sul.

Já as 13 novas lojas a serem abertas pela empresa serão bem distribuídas nos 9 Estados onde a AgroGalaxy está presente: mais ou menos metade da Região Centro-Oeste para cima, e a outra metade da Região Sudeste para baixo. Desde 2016, a AgroGalaxy já adquiriu também as redes de distribuição de insumos Rural BR, Sementes Campeã, Agro100, Sementes Boa Nova, Grão de Ouro e Boa Vista. Juntas, todas as controladas atendem a uma área de 7,9 milhões de hectares de área plantada. A diretoria está constantemente em processo de due diligence (investigação de uma empresa antes da formalização de uma transação) com empresas alvo. Dos R$ 330 milhões captados pela companhia na oferta inicial de ações (IPO) realizada em julho, 70% se destinarão a fusões e aquisições (M&A) e o restante, à expansão orgânica e capital de giro. Logicamente, será feito todo o esforço para no período mais curto de tempo trazer mais empresas.

Com aquisições, a AgroGalaxy pretende entrar em áreas agrícolas em que hoje tem pouca ou nenhuma presença. Há várias regiões muito importantes onde a AgroGalaxy quer aumentar a presença. A busca é por boas empresas, de 20 a 30 anos, com um processo sólido no mercado e boa gestão. As lojas previstas para o segundo semestre serão inauguradas dando destaque à marca AgroGalaxy na fachada, com uma referência mais discreta à empresa adquirida, uma mudança em relação à estratégia que vinha sendo adotada até então, que mantinha o nome original das revendas. As empresas adquiridas são muito bem-posicionadas na ponta, mas aos poucos será mudado para AgroGalaxy, com o fortalecimento da marca. O processo de consolidação no segmento de distribuição de insumos agrícolas no Brasil está longe do fim. Enquanto nos Estados Unidos seis empresas controlam quase 50% do mercado desse mercado, no Brasil a AgroGalaxy, uma das líderes do setor, tem cerca de 4% do mercado nacional, que conta com 5,5 mil revendas e movimenta R$ 110 bilhões por ano.

Um líder tem muito espaço para crescer, mas esse processo de consolidação só vai ficar mais maduro em cinco ou seis anos. Como empresa, a ambição é ter o dobro (de participação) que tem atualmente. O plano de integração da varejista de insumos Boa Vista, de Mato Grosso do Sul, tem sido bem-sucedido. A compra da Boa Vista foi concluída pela AgroGalaxy, plataforma de varejo de insumos agrícolas e serviços para o setor agropecuário, em abril deste ano. A empresa está capturando sinergias dentro de Mato Grosso do Sul. O plano de 180 dias de integração segue conforme planejado. A aquisição da Ferrari Zagato deve ser concluída até o fim deste ano. O contrato de compra e venda da varejista de insumos foi assinado em junho. Com a aquisição concluída, a AgroGalaxy vai incorporar 14 lojas da Ferrari Zagato no Paraná à sua operação. Hoje, a AgroGalaxy tem 108 lojas, distribuídas entre o Pará e o Paraná.

Destas 15 foram adicionais desde o início do ano, sendo 8 lojas abertas e 7 que vieram da aquisição da Boa Vista. A empresa continuará mantendo o processo de expansão orgânica e inorgânica (por meio de fusões e aquisições) no segundo semestre deste ano. No segundo trimestre deste ano, a empresa realizou a sua primeira campanha nacional de biológicos em junho. Os R$ 37,4 milhões em pedidos de vendas foram fechados neste segmento somente por meio dessa campanha. A campanha foi feita mostrando ao agricultor brasileiro que ele tem alternativas de combinar outras tecnologias que podem ajudá-lo a reduzir problemas inerentes às culturas. A AgroGalaxy está com seis processos de fusão e aquisição (M&A) em negociação. Há seis aquisições a caminho. Destas, duas estão mais avançadas. Além dessas novas aquisições, em cerca de 60 dias a empresa deve concluir a compra da Ferrari Zagato.

As M&As, após serem concluídas, também funcionam como vertente de crescimento orgânico da companhia. Foram abertas duas lojas da Boa Vista, de Mato Grosso do Sul, depois da compra, concluída em abril. As franquias são outra frente em que a AgroGalaxy prevê crescimento acelerado. Não se espera retração nas vendas de fertilizantes da companhia, decorrente do aumento dos preços dos adubos. Houve aumento de 46% na carteira de pedidos não faturados em junho. Há R$ 1,9 bilhão de pedidos fechados até junho a serem faturados pela empresa no segundo semestre deste ano. O produtor antecipou as compras de insumos antes do incremento dos preços. Talvez haja algum reflexo naqueles casos que deixaram para comprar de última hora, mas a maioria fez compra antecipada. As vendas da AgroGalaxy para a safra de verão (1ª safra 2021/2022), que começa a ser plantada em setembro, rodaram mais rápido que as do mercado em geral. É possível que haja um impacto nas vendas de adubos para a 2ª safra de 2022. Na safra de verão (1ª safra 2021/2022), não haverá efeito dos preços nas vendas de adubos. Na 2ª safra de 2022, o produtor sentirá mais o incremento dos preços.

O volume de vendas de insumos antecipadas para a 2ª safra de 2022 é menor que o já comercializado para a temporada de verão (1ª safra 2021/2022). O produtor está assimilando o aumento. Mesmo com reajuste de insumos, em algumas regiões a relação (de troca entre adubo e commodity) ainda está vantajosa na série histórica, dados os preços atuais da soja e do milho. O incremento das cotações dos produtos, especialmente de fertilizantes, vai interferir no custo total de produção do agricultor, mas não no uso do insumo. O agricultor não vai deixar de plantar. A melhor forma de enfrentar custos é com aumento da produtividade. Ele vai buscar alternativas, como o uso de similares. Além disso, os preços das commodities agrícolas continuam altos. As vendas de insumos agrícolas viabilizadas por meios digitais da AgroGalaxy representaram 34% do total comercializado pela empresa até junho. De outubro de 2020 a junho de 2021, foi obtido R$ 1 bilhão em receita de vendas viabilizadas por meios digitais, ou seja, pelo menos uma parte da comercialização foi feita por meio digital tanto por Whatsapp quanto pelo aplicativo da empresa.

A empresa ainda não realiza vendas de serviços por meios digitais e a comercialização de insumos com transação parcialmente digital teve início em outubro do ano passado. Para o aumento do desempenho digital, a AgroGalaxy lançou em maio deste ano um aplicativo para facilitar o atendimento aos clientes com a gestão integrada das propriedades agrícolas e monitoramento de pragas. São mais de 3,2 mil agricultores que utilizam o aplicativo, da base própria de 19 mil clientes, e quase metade da área de atuação da empresa mapeada pelo aplicativo, 3,3 milhões de hectares de 7,9 milhões de hectares. A comercialização de insumos por meio do Whatsapp, onde possui uma assistente virtual para a operação, representa a maior parcela dentre as vendas viabilizadas por meios digitais da AgroGalaxy, com 59% de participação em junho ante 41% dos pedidos feitos pelo aplicativo. Há uma plataforma de e-commerce em desenvolvimento pela empresa, que deve ser lançada até o fim do ano. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.