ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Ago/2021

Cade aprova compra da TERRA NOVA pela NUTRIEN

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da varejista mineira de insumos agrícolas Terra Nova pela empresa de fertilizantes Nutrien. Na decisão, o Cade afirmou que ambas as empresas possuem participação conjunta abaixo de 10% do mercado nacional em distribuição de defensivos agrícolas, sementes e fertilizantes, o que não resulta em prejuízos ao ambiente concorrencial. O valor do negócio, firmado em 8 de julho, não foi informado. Com a transação aprovada, 9 lojas da Terra Nova, todas localizadas em Minas Gerais, serão incorporadas à operação da canadense Nutrien.

As unidades se somam à rede de 24 revendas, distribuídas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que a companhia possui no País. Segundo a Nutrien, a receita total da Terra Nova é de aproximadamente R$ 250 milhões. Em 2020, a Nutrien obteve faturamento de R$ 1,8 bilhão no País. Nos documentos enviados ao Cade, a Nutrien alegou que possui uma presença muito pequena no Brasil, com participação inferior a 5% no mercado nacional de distribuição de insumos agrícolas e participação também menor que 5% no mercado nacional de fertilizantes especiais.

A companhia também justificou a operação ao Conselho afirmando que se trata de uma oportunidade para a expansão de suas vendas em Minas Gerais. Na semana passada, a Nutrien anunciou uma outra aquisição. Desta vez, um acordo para comprar a varejista Bio Rural, de Mato Grosso do Sul. A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Cade. As aquisições integram a estratégia da empresa de aumentar a participação no varejo de insumos agrícolas no Brasil, a fim de se tornar líder nacional em 2024 com 150 revendas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.