ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Ago/2021

Diesel: governo pretende zerar impostos federais

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo pretende utilizar R$ 15 bilhões destinados a subsídios para zerar a cobrança de tributos federais (PIS e Cofins) sobre o diesel ainda este ano. Ele não especificou quais subsídios seriam cortados para bancar a operação. O chefe do Executivo voltou a dizer que pretende zerar o imposto federal do diesel para o ano que vem, como parte dos acenos aos caminhoneiros que vem fazendo para contornar a insatisfação pelo aumento do preço dos combustíveis.

Em conversa com representantes da categoria no dia 6 de agosto, no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse reconhecer que o preço do combustível está alto e, por isso, é preciso buscar maneiras de reduzir o máximo possível. Ele voltou a culpar governos estaduais pelo elevado valor dos combustíveis e do gás de cozinha. Bolsonaro pontuou que, apesar de ter zerado o imposto do gás de cozinha, o ICMS, que é decidido por dirigentes estaduais, continua a encarecer o produto, e sugeriu a seus apoiadores que cobrem seus prefeitos e governadores sobre o tema.

Ao defender novamente que donos de postos de combustíveis sejam obrigados a mostrar na nota fiscal os impostos federais, estaduais e municipais, o que já ocorre, o presidente disse que, dessa forma, a população saberá quem é "o verdadeiro vilão da história" e quem "onerou o preço dos combustíveis”. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.