ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Ago/2021

Fertilizantes: UNIGEL investe em novas unidades

A petroquímica Unigel inaugurou, na segunda-feira (02/08), a fábrica de fertilizantes Unigel Agro Sergipe, localizada no município de Laranjeiras e arrendada da Petrobras. A unidade, em operação desde maio, possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. Com essa inauguração, a Unigel se torna a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados, com foco no setor agrícola. Foi anunciada a construção de uma nova fábrica de amônia verde, com previsão de início de operação em 2022.

A partir da obtenção de hidrogênio da água e nitrogênio do ar, por meio de energia renovável, sem nenhuma participação de combustíveis fósseis, a fábrica será construída em Camaçari (BA), com a conversão da primeira fábrica original de amônia de 1970, atualmente fechada. Será a primeira fábrica de amônia verde do Brasil e umas das primeiras e maiores do mundo. O investimento da Unigel na retomada da produção das unidades de Sergipe e da Bahia, também arrendada da Petrobras, foi de R$ 500 milhões.

Com a entrada em operação das duas unidades, as fábricas poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019. A produção de amônia é estratégica para a companhia. O produto é utilizado como matéria-prima na fabricação de acrílico, outro negócio da Unigel. Com a produção própria do insumo, a empresa deixa de depender de importação. A unidade estimulará ainda mais o crescimento do setor de agronegócio no País, pois a Unigel será capaz de atender parte da demanda nacional por esses insumos, que antes tinham que ser importados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.