ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2021

Logística: Rumo inaugura terminal de Rio Verde

A Rumo inaugurou nesta terça-feira (27/07) o segundo terminal da Malha Central (ferrovia Norte-Sul) em Rio Verde (GO), cuja construção consumiu investimentos da ordem de R$ 390 milhões. O terminal marca uma nova e importante fase dentro da estratégia de expandir as operações na região. O terminal de Rio Verde será o maior e mais completo de toda estrutura da Malha Central e será multiproduto, podendo atender não só os segmentos de grãos, mas também fertilizantes e combustíveis. A ferrovia Norte-Sul poderá escoar a produção agrícola para o Porto de Santos (SP) e, no retorno, levar fertilizantes para as fazendas. O plano inclui descer etanol para Paulínia (SP) e voltar com vagões-tanques carregados com diesel e gasolina. O objetivo é oferecer um frete que seja mais competitivo do que outras opções logísticas que existem hoje na região. A expectativa é ser no mínimo 15% a 20% mais baratos do que alternativas rodoviárias ou multimodais.

Nesta fase, o terminal de Rio Verde vai movimentar soja, milho e farelo de soja, com uma capacidade projetada de 11 milhões de toneladas por ano para atendimento de todo o estado de Goiás e do leste de Mato Grosso. À medida que novos clientes forem sendo incorporados, a perspectiva é de um prazo relativamente curto para chegar próximo dessa capacidade. Nessa primeira etapa, o terminal de grãos irá operar em fase de comissionamento e, em paralelo, está em curso a obra do terminal de fertilizantes, desenvolvido em parceria com a Andali, e que tem previsão para começar a operar no primeiro semestre de 2022, com uma capacidade de 1,5 milhão de toneladas por ano. A Rumo arrematou em leilão os tramos central e sul da ferrovia Norte-Sul em março de 2019, ainda com obras a serem finalizadas. Com duração de 30 anos, o contrato compreende 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP), que a Rumo denominou Malha Central. Três terminais já foram projetados para atender a região.

A infraestrutura em Iturama (MG), voltada para o mercado de açúcar, está sendo conduzida pela Usina Coruripe, cliente e parceira da Rumo, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2022. Há mais dois terminais planejados dentro da Malha Central, um no norte de Goiás e outro no sul de Tocantins. A Rumo ainda está definindo as cidades e a maturação dos projetos deve ser de aproximadamente dois anos. Na semana passada, o governo de Mato Grosso anunciou chamamento público para construção da primeira ferrovia estadual. Com investimento estimado de R$ 12 bilhões, a Rumo já manifestou interesse no projeto. A eventual aprovação depende do governo de Mato Grosso. No entanto, a Rumo se mantém competitiva para disputar projetos dessa natureza. Os projetos da ferrovia estadual de Mato Grosso e da Malha Central correriam paralelamente e até se somam. A Rumo sempre teve interesse em levar trilhos para essa região. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.