12/Jul/2021
O Banco do Brasil e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) firmaram uma parceria para aumentar a oferta de crédito e o relacionamento do banco com as mais de 1,9 mil empresas associadas à entidade e produtores rurais. Pelo acordo, serão ofertadas soluções de crédito e serviços às revendas de insumos, como linhas de capital de giro e antecipação de recebíveis, de investimento, títulos de crédito, além de outros produtos para pessoas físicas e jurídicas. O Banco do Brasil executará também um projeto-piloto com três empresas associadas à Andav, de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, para originação de crédito.
As revendas atuarão como correspondentes bancários, oferecendo financiamentos aos produtores rurais por meio de Cédula de Produto Rural (CPR) para compra de insumos. A liberação dos recursos ocorrerá diretamente no aplicativo do banco com a emissão dos títulos. A ação trará previsibilidade de recursos para empresas e produtores. A parceria entre Banco do Brasil e Andav oferece alternativas financeiras aos produtores rurais para agilizarem a aquisição de insumos.
Hoje, o distribuidor de insumos agropecuários é responsável por levar 48% de todos os insumos que chegam ao campo, devido à sua capilaridade. Essa atividade exige um alto nível de especificidade, e isso se aplica também ao estender crédito. A parceria com a Andav está relacionada à estratégia do Banco do Brasil de atuar nas cadeias produtivas. Essa parceria fortalece a proximidade com os mercados agro, PF (pessoa física) e MPE (médias e pequenas empresas), que são intimamente ligados às principais vocações do Banco do Brasil. Serão mais oportunidades para ampliar relacionamentos e negócios com a cadeia produtiva do agro. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.