09/Jul/2021
O presidente da CNH Industrial, Vilmar Fistarol, afirmou que a infraestrutura é essencial para que o Brasil atinja a meta proposta pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante o lançamento do Plano Safra 2021/22, de atingir 300 milhões de toneladas de grãos. “A infraestrutura é um fator crítico para atingir e dar vazão às 300 milhões de toneladas de grãos”, disse Fistarol no seminário promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) “Ano Safra 2021/2022, financiamento e produção: novas demandas, novas soluções e novas perspectivas”.
Sobre as dificuldades dos fabricantes de máquinas agrícolas em receber insumos e peças dentro dos prazos regulares, Fistarol disse que em décadas de atuação no setor “nunca” viu “nada parecido” ao problema atual da cadeia de suprimentos. Ele lembrou que boa parte do problema decorreu da pandemia de Covid-19, que levou a interrupções momentâneas de produção em diversas localidades do mundo e problemas logísticos. “O problema global de cadeia de suprimentos tende a se ajustar. Regionalmente, precisamos acelerar planos, identificar grandes gargalos e resolvê-los”, pontuou.
Fistarol disse que as indústrias de aço, pneus, vidros, grandes e médias empresas destes e outros setores que abastecem os fabricantes de máquinas e atuam no Brasil precisam “olhar para a capacidade produtiva” e o que pode ser feito daqui para frente para eliminar gargalos. “Sabemos que os problemas vão desde capital de giro de pequenas empresas a investimento de grandes companhias, que dependem do aval da diretoria global”. Outro grande gargalo, de acordo com o executivo, é no setor de fundição. “Aciarias e indústrias em geral estão colocando um foco grande em solucionar problemas estruturais”, disse Fistarol. Fonte: Agência Estado.