ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2021

Insumos: consolidação deverá ser rápida no Brasil

Segundo a Nutrien, a consolidação do varejo brasileiro de insumos agrícolas deve ser ainda mais rápida e forte nos próximos anos. No Brasil, há uma geração de empreendedores que lideraram o varejo nas últimas décadas e que está se aposentando. Isso implicou uma oportunidade fantástica de consolidação nos últimos quatro a cinco anos e deve continuar ainda por algum tempo. A consolidação tende a ser muito rápida neste segmento, com grandes players nacionais a partir de agora. O varejo de insumos agrícolas tende a se estruturar em mais de um modelo, com grandes revendas de atuação nacional e algumas médias de inserção regional. A venda direta de pequenas revendas continuará sendo importante no mercado brasileiro.

Mas, independentemente do porte, o varejo vai passar por uma transformação significativa. A pressão por resultados tem sido muito grande. Parte dessa pressão vem das margens apertadas dos varejistas, observadas nos últimos anos, somada à demanda dos produtores rurais por serviços específicos, além da entrada de alguns players da indústria em atividades de prestação de serviços no campo. Na mesma linha, a Syngenta apontou que dado o potencial da produção agrícola do Brasil, vários players internacionais estão mirando oportunidades no País. A consolidação vai continuar. Nos próximos anos, deve haver cinco grandes distribuidores, mas ao mesmo tempo desempenhando papéis diferentes como uma butique de serviços e os outros vão executar principalmente serviços de pequenos distribuidores locais.

Apesar do movimento de incorporação de pequenas e médias lojas por grandes grupos de distribuição, a presença de players menores, regionalizados e mais próximos aos produtores deve persistir. Pequenas revendas vão continuar existindo porque desempenham papéis importantes em algumas culturas e regiões específicas, ainda mais em um país continental com diversos problemas de logística. As revendas de insumos atuam também junto aos produtores na questão da sustentabilidade da produção agrícola. O distribuidor desempenha um papel muito importante nessa demanda de maior sustentabilidade da cadeia agrícola porque é elo entre indústria e produtor. Ele desempenha um papel de garantir que a prática de conservação e de controle do uso de insumos seja executada.

A Nutrien salientou que é possível os varejistas de insumos apoiarem os agricultores a serem mais sustentáveis não somente com o treinamento do uso correto dos químicos, mas também com práticas diretas com os produtores. No Brasil, a Nutrien está criando, por exemplo, uma linha de crédito em que o agricultor que tem práticas sustentáveis será recompensado com acesso a linhas de crédito específicas e taxas de juros menores. A empresa está lançando nos Estados Unidos um programa de "recompensa" a agricultores que captarem créditos de carbono. Esse programa será traído para o Brasil, assim que o piloto for aprovado nos Estados Unidos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.