ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2021

Tecnologia: a importância da conectividade rural

Segundo o Ministério da Agricultura, aumentar a conectividade das áreas rurais do Brasil é prioridade do governo federal. Ainda há um contraste muito grande: de um lado agricultores digitalizados e usando dispositivos, e, do outro lado, a falta de conectividade. A Câmara do Agro 4.0 está trabalhando a revolução digital para pavimentar o ambiente de negócios e promover ações importantes para levar tecnologias até os produtores rurais. Cooperativas, startups e empresas privadas são parte importante nesse processo. Para a John Deere, a conectividade das áreas rurais é o principal gargalo a ser resolvido nos próximos anos no País. Quase todos os agricultores possuem um smartphone hoje, mas apenas de 13% a 15% possuem cobertura de internet.

A conectividade rural pode desbloquear todo o potencial das outras tecnologias disponíveis, desde integração de estações meteorológicas ao gerenciamento em tempo real das lavouras. Foi citado o custo da conectividade e as dificuldades no uso da tecnologia como gargalos que limitam o avanço da agricultura digital no Brasil. A expectativa é de que, no máximo em cinco anos, haverá um cenário diferente no Brasil, motivado também pela alta demanda dos produtores. Em cinco anos, devemos ter uma melhor área de cobertura no Brasil. A Claro destacou que a infraestrutura é uma das áreas que mais necessitam de investimentos para o avanço da agricultura digital no País. O principal gargalo que existe hoje é conectar a área agrícola para fornecer soluções digitais.

É preciso democratizar a conectividade nas áreas rurais, não apenas com a chegada do 5G, mas também com 4G e 3G. foi citada uma iniciativa entre Claro e John Deere, que tem como meta levar internet a 15 milhões de hectares de áreas agrícolas, equivalente a 20% da área plantada com grãos no País, com a instalação de 250 antenas. São áreas que precisam de conectividade para operar as máquinas e soluções que oferecem em tempo real. Todo o retorno com o aumento de produtividade e a redução de custos será mais do que suficiente para pagar o custo mensal de conexão. Para ampliar a área conectada no País, é necessário um enorme investimento. Para conectar toda a área agrícola do Brasil, seriam necessárias 4 mil antenas. Isso demandaria cerca de R$ 1,6 bilhão somente para antenas.

Para conectividade no geral, o investimento é enorme e ultrapassa bilhões. A integração dos pequenos produtores ao uso de tecnologias e à "revolução digital" também foi apontada como um desafio para destravar a agricultura digital. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) informou que de 2,5 milhões a 3 milhões de propriedades rurais agrícolas brasileiras não estão inseridas na agropecuária comercial e não têm acesso à internet no campo. Dos 5 milhões de propriedades brasileiras, 3,6 milhões de fazendas não têm acesso à comunicação. Sem conectividade, o setor não vai conseguir avançar. A agricultura brasileira precisa de tecnologia para poder atender ao aumento de produção necessário à população mundial. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.