ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2021

Defensivos: desafio é convencer a opinião pública

A CropLife afirmou que a indústria de insumos agrícolas já pratica critérios ESG (ambiental, social e de governança). A reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas é feita há mais de 20 anos no Brasil e hoje atingiu a marca de 94%. Quanto a resíduos de agrotóxicos, a Croplife afirma que o alimento brasileiro é seguro. O Brasil tem 0,89% de seus produtos fora da conformidade. O primeiro desafio da cadeia de abastecimento é convencer a opinião pública de que faz a coisa certa, ou seja, de que o País segue práticas ESG.

Está sendo importada da União Europeia agenda que influencia o modelo de consumo e resíduos do País. A agenda europeia que exporta a ideia de que é preciso consumir menos proteína e açúcar e usar menos defensivo agrícola não interessa ao País. É um debate contemporâneo, que, se não for bem defendido e apresentado pelo Brasil no exterior, vai afetar a nossa cadeia de abastecimento.

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) ressaltou que o agronegócio brasileiro é extremamente regulamentado e que a comunicação é um fator importante para reconhecimento do País como seguidor de práticas ESG. O papel da indústria é aumentar a produtividade de alimentos para abastecer o mundo, levando à comunidade sócio-agrícola brasileira tecnologia. Também é importante a redução do desperdício de alimentos e melhoria da qualidade da alimentação do pequeno produtor rural. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.