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31/Mai/2021

Ferrogrão: VLI e Hidrovias Brasil firmam parceria

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica e do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, e a Hidrovias do Brasil S.A., operador de logística integrada com foco no transporte hidroviário, anunciaram parceria para avaliação técnica conjunta do projeto da Ferrogrão. O anúncio foi feito pela VLI no dia 27 de maio e formalizado por meio de um memorando de entendimento. A ferrovia é fundamental para impulsionar o escoamento de grãos pelo Arco Norte e contempla uma linha de 993 quilômetros entre Sinop (MT) e Miritituba (PA).

A intenção das empresas é unirem suas respectivas expertises no estudo de uma solução logística multimodal para a Ferrogrão e na busca de um parceiro investidor para atuação conjunta no prosseguimento do projeto. A VLI já tem atuação na região por meio das operações do corredor Centro-Norte, que engloba os Estados do Tocantins e do Maranhão, com um crescimento acumulado de cerca de 90% nos volumes transportados por ferrovia nos últimos cinco anos. O avanço dos indicadores acompanha o incremento da estrutura implantada pela empresa na Região Norte do País ao longo dos anos. No último quinquênio, a VLI investiu cerca de R$ 1 bilhão no corredor.

A Hidrovias do Brasil está presente também no Arco Norte realizando serviço de logística integrada para transportes de granéis sólidos com foco em navegação fluvial. A capacidade da companhia no Corredor Norte é atualmente representada pela Estação de Transbordo de Carga (ETC) de Miritituba (PA), o Terminal de Uso Privado (TUP) de Barcarena (PA) e uma frota própria de empurradores e barcaças utilizadas para movimentação de produtos. Em 2020, o volume transportado no Corredor Norte chegou a 6,3 milhões de toneladas, crescimento de 46% quando comparado ao ano anterior. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.