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19/Mai/2021

Logística: dependência de caminhão é prejudicial

Segundo a Archer Daniels Midland (ADM), para atender e aproveitar o potencial da produção agropecuária, o Brasil precisa remontar a sua infraestrutura logística. O Brasil ainda está defasado em infraestrutura e capacidade de transporte, para aproveitar o potencial de produção que tem. O País ainda tem dependência grande do caminhão. Há necessidade de o País diminuir a dependência da matriz rodoviária para transporte de cargas.

O agronegócio no Brasil movimenta grandes volumes, em poucas origens e poucos destinos, por isso, há necessidade de inverter essa matriz e diminuir a dependência do caminhão. A reversão da matriz não significa que o setor não irá utilizar o modal rodoviário, mas sim em menor participação. O caminhão vai continuar sendo parte da cadeia, mas no local onde ele é apropriado: buscando grãos no produtor, levando esses grãos para grandes centros de cargas e entregando essa carga para modal apropriado, como ferrovia e hidrovia.

Dados apontam que 61% do transporte de cargas do País é realizado por meio do modal rodoviário, nível bem acima do verificado em outros países. O modal rodoviário é apropriado para distâncias curtas e distribuição pulverizada, o que não é a realidade observada. Não há no País um plano de longo prazo de infraestrutura. O Brasil precisa de política de infraestrutura que converse com a realidade do País. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.