ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Mai/2021

Fertilizantes: preço do potássio continuará firme

Segundo o Itaú BBA, as cotações dos fertilizantes potássicos devem continuar fortalecidas no curto prazo. A sustentação deve vir da perspectiva de maior demanda com a estimativa de a China entrar no mercado para importação e da realização de novo leilão de compra de adubos pela Índia. Na última semana do mês, a Índia foi um dos protagonistas no mercado dos macronutrientes pois, após adquirir volumes abaixo das expectativas do mercado no último leilão de compra, o país abriu um novo leilão que voltou a dar força aos preços.

Em abril, esses insumos deram continuidade à alta de preços. O Brasil é o país com a demanda mais aquecida pelo produto. Além disso, a alta de preços de soja e milho também influenciaram na subida de preços, assim como a antecipação da janela de aplicação no Meio Oeste dos Estados Unidos. A abertura do novo leilão na Índia também foi responsável pelo aumento dos preços de nitrogenados no mercado brasileiro. As cotações deste adubo caíam por cinco semanas seguidas, mas, com a licitação, voltaram ao nível de US$ 360,00 por tonelada.

O aumento do preço do milho no mercado internacional também foi um fator que favoreceu a sustentação das cotações dos nitrogenados, pois é esperado um crescimento da área plantada com o grão nos Estados Unidos e, consequentemente, maior utilização do produto. Sobre os fosfatados, a perspectiva é de alívio na oferta restrita e diminuição na preocupação quanto à falta do adubo, em virtude do fim das aplicações na China. Dessa forma, a China deve destinar o volume produzido do insumo à exportação. Na Índia, o recrudescimento da pandemia está dificultando a produção interna e, consequentemente, aumentando a necessidade de importações. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.