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28/Abr/2021

FIOL: estudos para as concessões de novos trechos

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) deve adicionar em sua carteira os estudos de concessão de dois novos trechos da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Inicialmente, o governo tem a pretensão de fazer de forma conjunta o leilão dos trechos 2 e 3 da Fiol, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA) e entre Barreiras (BA) e Figueirópolis (TO), respectivamente. Ainda se aliaria a essa concessão a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). A determinação de como o certame irá funcionar, no entanto, ainda depende da finalização dos estudos.

O primeiro trecho da Fiol, entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, foi arrematado no início do mês pela empresa Bamin Mineração, que ficará responsável pela operação do trecho de 537 quilômetros pelo prazo de concessão de 35 anos. Por ora, o maior foco da ferrovia será o transporte do minério de ferro, mas o perfil de cargas tende a ficar mais variado na medida que os outros trechos da Fiol entrarem em operação. No caso do traçado entre Caetité e Barreiras, as obras já estão em andamento. Já o terceiro trecho aguarda licença de instalação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Quando consolidados, esses trilhos devem formar um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 quilômetros, ligando o porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis. De lá, a expectativa do governo é de que a Fiol se conecte com a Ferrovia Norte-Sul. O CPPI também deve qualificar mais oito projetos de arrendamentos portuários, além do canal de acesso aquaviário Paranaguá. O conselho também deve aprovar as condições de desestatização da BR-381/262/MG/ES e BR-116/101/SP/RJ (Nova Dutra), cujos projetos de concessão já foram enviados para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.