ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Abr/2021

Ferrogrão: governo prevê o leilão no 2º semestre

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, reafirmou a intenção do governo em realizar o leilão da Ferrogrão no segundo semestre do ano. A estimativa é mantida mesmo com as adversidades enfrentadas pelo projeto, que foi suspenso por uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirmou ter grande confiança de essas questões serão superadas e o leilão pode acontecer no 2º semestre deste ano.

O projeto de concessão da Ferrogrão prevê 933 quilômetros de trilhos, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), nas margens do Rio Tapajós, no Pará. Só para implantar a ferrovia serão necessários R$ 8,4 bilhões de investimentos privados. A obra é projetada para ser o principal centro de escoamento de grãos de Mato Grosso, papel que hoje é exercido pela BR-163. O projeto da ferrovia vai contar com mecanismos de proteção bastante interessantes ao investidor, ligados a uma conta vinculada que fará uma espécie de cobertura em caso de reequilíbrios específicos que poderão ser necessários no contrato.

Eles estão relacionados a riscos de fuga de demanda, de gastos ambientais e com desapropriações acima dos projetados nos estudos, e até mesmo no caso de o futuro operador decidir estender a ferrovia. Há também possibilidade caso o próprio investidor resolva estender a ferrovia e fazer captura de carga, por exemplo, mais ao Sul. Todas essas hipóteses estão previstas. Isso deu confiança para os players. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.