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19/Abr/2021

Logística: Fiol poderá expandir transporte de grãos

Após arrematar o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), leiloada pelo governo federal, a Bahia Mineração (Bamin) está elaborando um plano ambicioso para a região. A mineradora irá trabalhar com possíveis parceiros para desenvolver o transporte de cargas ao longo da ferrovia, o que deve contribuir para a expansão de projetos de minério de ferro e de grãos. A mineradora ofereceu o valor mínimo de outorga pela Fiol, de R$ 32,7 milhões, e levou a concessão em proposta única. O trecho arrematado fica entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, com 537 quilômetros de extensão.

O contrato será de 35 anos. O trecho 1 da Fiol poderá transportar 60 milhões de toneladas de minério e grãos quando estiver em plena operação. A Bamin fará investimentos da ordem de R$ 3,3 bilhões no projeto da Fiol, sendo R$ 1,6 bilhão para a conclusão da ferrovia e R$ 1,7 bilhão para aquisição de material rodante. Haverá ainda pagamentos trimestrais de outorgas variáveis de cerca de 3,5% da receita bruta da ferrovia. Os investimentos adicionais virão naturalmente à medida que novas cargas vão sendo concretizadas.

A Bamin está investindo também no chamado Porto Sul em conjunto com o governo da Bahia. Quando concluído, em 2026, o ativo terá capacidade para movimentar 42 milhões de toneladas por ano. A mineradora deve utilizar a metade desse volume e o restante poderá ser usado para outras cargas. O terminal também deve se tornar o primeiro da Região Nordeste a receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas. As obras começaram em julho de 2020. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.