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02/Mar/2021

Logística: Porto de Itaqui crescerá em fertilizantes

O Porto do Itaqui (MA) almeja crescer neste ano não só na exportação de grãos, como também na importação de fertilizantes. No ano passado, o Porto movimentou 2,8 milhões de toneladas deste insumo, e a perspectiva é passar dos 3 milhões de toneladas em 2021. A continuidade do crescimento da produção agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e de Mato Grosso, além da entrada em operação do terminal de fertilizantes da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) devem puxar o aumento. O terminal, com capacidade para 3,5 milhões de toneladas, ficou pronto no fim do ano passado. Antes da inauguração, o fertilizante importado era movimentado exclusivamente por guindastes e moegas rodoviárias até caminhões que ficavam dentro da área operacional do Porto. Os veículos então transportavam o produto até terminais de misturadoras localizados perto do acesso a Itaqui.

Com o terminal da Copi já ativo, o Porto de Itaqui passa a ter operação de fertilizantes internamente. O navio descarrega numa moega de grande porte e o produto segue por esteiras para dentro do terminal, onde são carregados os caminhões que levarão o fertilizante para fora do Porto. O terminal tem duas moegas rodoviárias, adequadas para veículos bitrem, tritrem e rodotrem, que conseguem carregar simultaneamente três caminhões ao mesmo tempo. A mudança diminui o tempo de espera de navios para desembarque, reduz a circulação de veículos na área operacional e aumenta a segurança da operação. A expectativa é de um crescimento de produtividade muito grande, de 280 a 300 toneladas por hora para até 750 toneladas por hora. A partir do segundo semestre, o Porto contará ainda com uma moega ferroviária para fertilizantes. Assim, será possível mudar a logística que ainda é muito concentrada nas Regiões Sul e Sudeste.

O trem que traz o grão vai descer com o fertilizante. Isso permitirá que o adubo chegue a um preço mais competitivo ao produtor do MATOPIBA e DE Mato Grosso. É um ganho considerável para a ferrovia também, porque hoje os vagões voltam vazios. Além dos fertilizantes, Itaqui quer ampliar a atuação em combustíveis, também de olho no crescimento do agronegócio, que demanda ambos para aumentar a produção. Quatro terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos combustíveis vão a leilão neste ano. São duas áreas brownfield (que possuem instalações industriais, cujos contratos venceram) e duas greenfield (para a construção de terminais). O leilão dos quatro lotes será em abril na B3. É um tripé: grãos, fertilizantes e combustíveis. Essas três cargas andam juntas. Esses investimentos levam em consideração a expansão do agronegócio da região como um todo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.