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02/Mar/2021

Portos: movimentação cresceu entre 2010 e 2020

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º/03) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os terminais de uso privado (TUPs) no setor portuário brasileiro registraram um crescimento de 40% em sua movimentação entre 2010 e 2020. Com isso, no ano passado, esses terminais ficaram responsáveis por transportar 760 milhões de toneladas, contra 391 milhões de toneladas dos portos organizados, que tiveram uma alta de 31,6% na movimentação na última década. Em comparação a 2019, os TUPs apresentaram crescimento de 3,7% na movimentação de cargas no ano passado. No geral, o setor portuário cresceu 4,2% em 2020 em relação a 2019, com 1,151 bilhão de toneladas movimentadas. Os TUPs respondem por 65% dessa movimentação, calculou a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Mais uma vez, os números positivos atestam a intensa contribuição do setor portuário privado brasileiro para a economia. Especialmente, em um ano tão atípico e difícil como 2020.

O grande destaque no setor privado é o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), que movimentou 191 milhões de toneladas no ano passado, TUP da Vale relevante para a exportação de minério de ferro, que foi a carga mais transportada em 2020 pelo setor portuário, com 356 milhões de toneladas. No setor público, o Porto de Santos (SP) foi um relevante fator para os dados positivos de 2020. O maior porto da América Latina, que será desestatizado pelo governo federal, foi responsável pelo transporte de 114,4 milhões de toneladas no ano passado, um recorde histórico, com crescimento de 7,7%. Técnicos da Antaq chamaram a atenção para a alta de 82,7% na movimentação de açúcar, e de 28,6% no caso da soja. A principal carga para o Porto de Santos é a de contêineres (31%), que, por sua vez, registrou queda de 4% em movimentação no ano passado. Esse quadro mostra a potência dos outros carregamentos para o complexo, já que o resultado total do Porto de Santos foi positivo. No geral, a movimentação de contêineres teve crescimento de 1,1% dentro do setor portuário, número puxado para baixo pela navegação interior (-7%) e pelas exportações (-1%).

Na importação de contêineres, houve estabilização e, na cabotagem (navegação entre portos), crescimento de 1%. A navegação entre portos também se destacou no transporte de granel líquido, que apresentou a maior alta de movimentação em 2020 (14,8%), com 289,5 milhões de toneladas. Disso, 62% foram transportados pela navegação de cabotagem. Mesmo com a pandemia, o resultado positivo do setor portuário em 2020 já era esperado, já que ao longo do ano passado os resultados trimestrais exibiram crescimento, impactados pela supersafra e pelo minério de ferro. As commodities formam as mercadorias que mais afetaram a movimentação portuária brasileira. Minério de ferro, soja e milho são cargas que possuem grande peso no resultado do último ano, produtos que não sofrem na exportação por serem contratos de longo prazo. O destaque dos granéis líquidos é influenciado pelo aumento nas exportações de petróleo e na cabotagem do pré-sal. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.