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25/Fev/2021

Frete: rotas pelo Pacífico têm custo mais competitivo

Segundo o Boletim Logístico divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de até 35% nos custos do frete por tonelada exportada se adotarem rotas marítimas pelo Pacífico. A estimativa de queda já considera a taxa de utilização do Canal do Panamá. O Canal do Panamá é uma alternativa para melhorar a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros, uma vez que sua utilização reduz frete, custos operacionais, emissões, tempo de navegação, gasto de combustível, entre outros.

O índice de redução ainda depende de melhorias na infraestrutura para que a realidade portuária brasileira possa se adequar a essas oportunidades. Por isso, acrescenta, algumas empresas brasileiras e terminais portuários já assinaram acordo internacional de intercâmbio de informações e cooperação técnica com as autoridades panamenhas.

No mercado interno, o início da colheita da soja aqueceu a demanda por frete rodoviário em Mato Grosso no mês de janeiro, com aumento de até 18% nos preços em comparação a dezembro. A expectativa é de que as cotações continuem aumentando em fevereiro e março, à medida que a colheita avance pelo País, e que o mercado de frete rodoviário se aqueça ao longo do primeiro semestre, dada a estimativa de produção recorde e o grande volume de comercialização antecipada. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.