ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Nov/2020

Defensivos: RS busca monitorar a deriva do 2,4D

O Rio Grande do Sul recebeu três novas estações meteorológicas nos municípios de São Borja, Bossoroca e Jaguari na última semana. Elas vão fazer o monitoramento das condições climáticas em tempo real. Até dezembro, serão 20 estações espalhadas no Estado, gerando dados diversos sobre umidade, temperatura, vento, chuva, radiação, entre outros. As estações estão sendo instaladas em regiões onde ocorreram registros de deriva do 2,4D. E são fruto de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Ministério Público Estadual e empresas de herbicidas. Além de parcerias locais com prefeituras, universidades e sindicatos.

Uma rede de estações, quanto mais densa, quanto maior ela for, melhor serão as informações geradas. Então, além das estações ajudarem a monitorar as condições ideais para fazer a aplicação do 2,4D e qualquer outro produto fitossanitário, elas vão melhorar o monitoramento agroclimático do Estado, disponibilizando assim uma informação mais segura para o produtor do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul enfrente diversos desafios climáticos com frequência, desde estiagem até excesso de chuvas, granizo, geadas etc. Não é possível interferir na natureza, mas com a instalação das unidades de monitoramento será mais fácil prevenir estragos e amenizar impactos.

Foram instaladas as estações de São Francisco de Paula e Caxias do Sul, sendo a de Caxias do Sul em parceria com Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapdr. A estação deve gerar dados para o projeto do Lúpulo que está implementado. As últimas duas estações a serem instaladas são nos municípios de Porto Vera Cruz e Aceguá. Serão gerados produtos para todos os municípios do Rio Grande do Sul (497 ao todo). Além do índice de aplicação do 2,4-D, serão gerados os mais diversos produtos como monitoramento da ferrugem da soja, algum produto para o arroz, a oliveira, a uva, entre outras culturas. O sistema estará disponível gratuitamente para o produtor através do site da Secretaria Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Fonte: Seapdr. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.