08/Out/2020
Os agricultores que têm estoque de herbicidas à base de Paraquate, proibido no Brasil desde 22 de setembro passado, poderão aplicar o produto na safra 2020/2021. Decisão nesse sentido foi tomada nesta quarta-feira (07/10) durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A medida é de extrema relevância para que os produtores de soja tenham condição de aplicar com tranquilidade os produtos já comprados.
Em virtude dos movimentos de alta no preço da soja, bem como da desvalorização do Real frente ao dólar, a grande maioria dos produtores realizou a compra antecipada de insumos, incluindo os produtos contendo o ingrediente ativo Paraquate. Com a decisão, a Anvisa vai criar uma nova Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) que vai alterar a RDC 177/2017 e trazer a definição dos novos prazos para a utilização dos estoques na safra 2020/2021.
Os novos prazos levarão em consideração os calendários regionais de cada uma das culturas que possuem registro de utilização do ingrediente ativo. A decisão, entretanto, não altera a deliberação da reunião anterior, que ocorreu no último dia 15 de setembro, sobre o banimento do produto. Dessa forma, fica prorrogado apenas o prazo para utilização dos estoques em posse dos agricultores. Permanecem proibidas a produção, importação e comercialização de qualquer natureza dos produtos à base de Paraquate. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.