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31/Ago/2020

E-commerce cresce 47% no 1º semestre de 2020

Segundo a Nielsen, o e-commerce no Brasil registrou recorde de crescimento no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento subiu 47%, maior alta em 20 anos, impulsionado pelo salto de 39% no número de pedidos, que chegou a 90,8 milhões. As vendas aumentaram 47%, para R$ 38,8 bilhões. Ao todo, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet. Houve expansão de 40% no número de usuários. Assim, o Brasil chegou à marca de 41 milhões de adeptos ao comércio eletrônico. Entre os consumidores, 58% são os chamados heavy users, que fazem mais de quatro compras no semestre.

Destes, 20% realizaram mais de dez pedidos nesse intervalo. Nos mesmos meses de 2019, os compradores frequentes representavam 53%. O pico das compras online ocorreu no auge das restrições de circulação nas cidades brasileiras para a contenção da Covid-19, entre os dias 05 de abril e 28 de junho. Nesse recorte de tempo, houve 70% de aumento no faturamento. Os varejistas de Market Places tiveram participação de 78% no faturamento total do e-commerce. De acordo com a Nielsen, R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são desses ambientes online, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.

Apesar das Regiões Sudeste e Sul ainda continuarem como os principais mercados para as vendas online no Brasil, as Regiões Norte e Nordeste apresentaram um crescimento significativo no primeiro semestre. A Região Nordeste teve uma variação de faturamento de 107% no comparativo com o mesmo período de 2019, 18% de importância nos números totais do País. Já a Região Norte, apresentou alta de 93% nas vendas online, 7% de participação no total de vendas do País. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.