ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Ago/2020

Tecnologia: dispositivos para clima e telemetria

A Vivo Empresas, segmento corporativo da Telefônica Brasil, está lançando mais duas soluções de Internet das Coisas (IoT) para o agronegócio. Uma delas é um dispositivo de telemetria para gestão de frotas agrícolas. Acoplado na cabine de máquinas agrícolas, ele capta informações e permite a gestão online de 150 parâmetros que correspondem a 77% dos custos operacionais do maquinário. Os dados são enviados a uma plataforma em nuvem e podem ser gerenciados pelos produtores por meio de um aplicativo. O "Vivo Maquinário Inteligente" também conta hot spot wi-fi, que permite a conexão de outros dispositivos dentro da cabine, e pode ser utilizado em máquinas de qualquer marca.

A outra solução apresentada pela companhia é um dispositivo de previsão climática que coleta, armazena, processa e transmite dados de sensores conectados às estações meteorológicas da propriedade, para ajudar o produtor em decisões sobre manejo, plantio e colheita. O "Vivo Clima Inteligente" pode medir informações relacionadas a chuvas, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e do solo, pressão atmosférica, nível e vazão de rios e lagos, qualidade do ar e da água. Produtos como o Clima Inteligente e Maquinário Inteligente reforçam a estratégia da empresa e são frutos de um trabalho pioneiro junto a startups focadas nesse segmento.

O objetivo é levar a transformação digital para o campo por meio de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT). Segundo a Vivo, os lançamentos foram desenvolvidos em conjunto com startups selecionadas em 2018 para compor o Agro IoT Lab, iniciativa da Vivo, Raízen, Esalq-USP e Ericsson. As empresas escolheram seis projetos para auxiliá-las na construção de um ambiente mais digital para o agronegócio brasileiro. Entre as startups envolvidas no lançamento estão a IoTag (Paraná), para maquinário pesado, e a Ativa Soluções (Minas Gerais), para solução climática. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.