ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Ago/2020

New Holland: desempenho ambiental é relevante

As montadoras de máquinas agrícolas têm encampado fora do Brasil o tema da sustentabilidade no agronegócio, contou o vice-presidente da New Holland Agriculture, Rafael Miotto. "Toda vez que participo de qualquer evento internacional, seja da companhia ou de uma entrevista, toco no assunto proativamente, e meus colegas também têm feito isso. O agronegócio brasileiro tem feito sua lição de casa até melhor do que outros países e é injusto o que está acontecendo, na minha opinião", disse o executivo. Miotto contou que nos últimos dez anos notou evoluções constantes no cuidado ambiental de produtores dentro de suas propriedades. "Sempre que visito uma fazenda pela segunda, terceira ou quarta vez, vejo sempre mais áreas preservadas, mais área de água recuperada, mais corredores de interligação entre as reservas. Por isso divulgamos o que o setor tem feito e nos posicionamos", afirmou.

O executivo contou que a montadora tem atuado em outras frentes para ajudar o setor a melhorar seu desempenho ambiental. Uma delas é em tecnologias que permitam às máquinas emitir menos gases de efeito estufa e no desenvolvimento de motores que utilizam biometano como combustível. "Há uma evolução muito grande nesse sentido e em breve vamos lançar produtos movidos a biometano. Também estamos estimulando a cadeia como um todo para tornar esse projeto viável", contou. O aumento da conectividade em áreas de lavoura também tem ganhado atenção da New Holland, tendo em vista que é ela que permitirá a produtores monitorar em tempo real e com alto nível de precisão as práticas de manejo e a preservação ambiental nas fazendas. "A agricultura de precisão ajuda muito o produtor a mostrar (a compradores e sociedade em geral) a evolução (agronômica) das plantações e a gestão ambiental.

Com ela, vem a redução de desperdício, da aplicação de defensivos, melhor manejo, menos assoreamento de rios", exemplificou. "Para tudo isso ficar integrado, em tempo real, é preciso maior conectividade no campo, e é onde estamos concentrando mais nosso foco no momento", contou. O vice-presidente da New Holland Agriculture contou também que o banco da montadora tem elevado suas exigências ambientais no processo de análise de crédito. "Isso precisa ser uma tendência, usar a responsabilidade ambiental como fator de decisão para concessão de crédito. Não acredito que isso será mal visto, porque os agricultores em geral se esforçam muito", disse. Miotto ponderou, no entanto, que muitos produtores que desejam cumprir as leis ambientais encontram dificuldades em fazê-lo por causa da burocracia. "Apesar de todo o mapeamento das fazendas e reservas legais ser feito por imagens de satélite, ainda falta aperfeiçoamento e modernização nesse sentido. A conectividade vai facilitar o acesso às informações", disse. "Conheço produtores que fazem tudo muito bem e têm dificuldade para mostrar", continuou. Fonte: Agência Estado.