ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Ago/2020

Fretes: movimentos impulsionados por agronegócio

Segundo pesquisa realizada pela Fretebras, o volume de mercadorias transportadas por rodovias cresceu 31%, em junho no País na comparação com maio, plataforma de online de transporte de cargas. O resultado refletiu uma retomada das atividades em diversos setores da economia depois da fase mais aguda de isolamento social por causa da pandemia. No setor de agronegócios, o movimento aumentou 23%, enquanto na área de construção o avanço foi de 32% e no segmento de industrializados chegou a 35%. No bimestre maio-junho, o crescimento ante o bimestre março-abril foi de 74%.

Em abril, a pandemia de covid-19 afetou fortemente o mercado de logística e transportes, provocando queda de 43% nos fretes, em relação a março. Quando comparamos os meses de abril a junho, temos crescimentos de 62% nos fretes do agronegócio, de 92% em materiais de construção e de 93% em produtos industrializados, uma importante retomada que fortalece a relevância do setor de transportes para a economia. O agronegócio foi o setor que registrou o maior crescimento no volume total de fretes nos últimos três meses.

Isso pelo fato de ser essencial para o Brasil tanto do ponto de vista da produção de alimentos e insumos destinados ao mercado doméstico quanto das exportações. No segundo trimestre, o transporte de fertilizantes, por exemplo, aumentou 102% em comparação ao mesmo período de 2019. No caso da soja, o incremento foi de 124%, e no do milho, de 143%. A pesquisa é feita com base nos 600 mil fretes publicados todos os meses pela plataforma, que conta com mais de 420 mil caminhoneiros cadastrados, um terço do total no País. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.