05/Ago/2020
A Case IH, marca da fabricante de máquinas CNH Industrial, espera um segundo semestre firme em vendas de máquinas agrícolas no Brasil, o que deve resultar em um leve crescimento ante o reportado no ano passado. Sem revelar números, o vice-presidente da Case IH para América do Sul, Cristian Gonzalez, disse que a empresa projeta crescer acima do mercado neste ano. "Terminamos 2019 ampliando a curva de crescimento e esperamos continuar a performance em 2020. O ano começou de forma estranha, mas foi se ajustando e tivemos um primeiro semestre muito forte no País", disse Gonzalez. O executivo relatou que as estratégias de crescimento da empresa foram mantidas em relação ao esperado no início do ano. A perspectiva, segundo o executivo, leva em conta as estimativas de safra recorde de grãos, a elevada rentabilidade do produtor brasileiro e o desempenho robusto observado já no primeiro semestre do ano.
"Vivemos um ano atípico, cheio de incertezas, mas que se mostrou muito forte para a agricultura e em especial à Case. Mesmo com o cenário adverso, a nossa trajetória de crescimento continua e não desacelerou", disse Gonzalez. Ele observou também que os resultados se mantiveram mesmo sem a realização presencial de feiras agrícolas. Segundo o executivo, o mercado no geral esperava uma redução na comercialização em virtude da ausência destes eventos. "Vimos que não existe dependência de mercado a feiras agrícolas. Elas são expositores de tecnologia, mas não geradoras de demanda", apontou Gonzalez. No primeiro semestre deste ano, a companhia registrou alta de 6% nas vendas de tratores e de 30% de colheitadeiras no mercado brasileiro, em relação a igual período de 2019. Gonzalez destacou que, no segmento de tratores, foi o terceiro maior volume de vendas e o maior incremento do período nos últimos seis anos.
Em colheitadeiras, o desempenho alcançou o segundo em volume de vendas e o maior incremento para o período nos últimos sete anos. "Acreditamos que no segundo semestre o desempenho deve se manter robusto e em linha com os seis primeiros meses do ano", previu o executivo. Em compensação, em relação ao faturamento, a companhia observou queda de 9% no segmento de colheitadeiras e de 5% em tratores. Na avaliação de Gonzalez, a queda deve-se à estratégia de redução de estoques de equipamentos no varejo, em virtude do fechamento de fábricas pelas medidas de isolamento social. Para o ano, a companhia também espera elevar sua participação de mercado tanto no ambiente nacional quanto na América do Sul. "Em tratores de alta potência, estamos alcançando 7% de participação no mercado brasileiro.
Até mesmo nos equipamentos de baixa potência, que não é o nosso foco, estamos elevando o market share", comentou o executivo. Em 2019, a Case IH respondia por 10% do mercado de tratores na América do Sul e 20% do segmento de colheitadeiras da região. Ainda no segundo semestre deste ano, a companhia deve inaugurar um centro de conexão de dados e desenvolvimento de tecnologias digitais, o AFS Conec Center, em Sorocaba (SP). A estrutura pretende integrados dados recebidos das suas máquinas por meio de clientes e de concessionárias. "Todos os dados gerados no campo serão enviados para a fábrica. Com isso, por exemplo, vamos conseguir avisar o cliente sobre alguma pane na máquina antes de ocorrer", acrescentou o executivo. Após o início da operação dessa unidade, outros centros regionais devem ser abertos pela empresa, conforme Gonzalez. A empresa apresentou equipamentos que estão sendo lançados no mercado.
Uma nova série de colheitadeiras com quatro equipamentos, a linha Axial-Flow Série 150, um pulverizador, o Patriot 350, e uma plantadeira, a Fast River 6100. "Estamos renovando toda série de colheitadeiras, trazendo uma nova linha de plantadeiras de alta performance e novo pulverizador. Todos os lançamentos estão sendo confirmados conforme previsto antes da pandemia", observou Gonzalez. O lançamento oficial destes equipamentos ao público será na próxima sexta-feira (07/08) em convenção coletiva da empresa. Até o fim do ano, a marca deve reformular também seu segmento de tratores. "Nunca tivemos um ano com tantos lançamentos de produtos. Mesmo com cenário adverso que enfrentamos, seguimos nosso planejamento inicial", acrescentou o diretor de Marketing de Produto da Case IH, Silvio Campos. A renovação do portfólio integra o investimento de US$ 5,9 bilhões destinado pela CNH Industrial para a operação agrícola global entre 2020 a 2025. Fonte: Agência Estado.