ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mai/2020

Insumos: CPR em RJ gera temor de inadimplência

A CropLife Brasil (associação que reúne empresas de defensivos, sementes, biodefensivos e empresas de biotecnologia), afirmou que os integrantes da entidade temem um aumento da inadimplência no setor em virtude da possibilidade de admissão da CPR (Cédula de Produto Rural) em eventual processo de recuperação judicial, prevista na Lei 13.986, aprovada no início de abril.

As empresas que realizam barter (antecipação de insumos para o agricultor, em troca de pagamento com a produção na época da colheita) utilizam a CPR como garantia. A manutenção da CPR no processo de recuperação judicial gerou um ambiente de incerteza e insegurança jurídica. Não se sabe como isso vai se desenrolar, mas o setor teme que ocorra inadimplência.

As empresas que integram a CropLife Brasil têm receio de maior inadimplência já na safra deste ano. Além disso, o isolamento social tem dificultado o trabalho de "advocacy" (lobby) do setor de defensivos. O home office dificulta o trabalho, que normalmente é presencial com governo, judiciário e parlamento, mas não está sendo possível realizá-lo de forma eficiente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.