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07/Mai/2020

Fertilizantes: falta de navios gera a alta de fretes

A redução global no número de navios pode resultar em aumento do preço do frete para transporte de fertilizantes no curto prazo. Há muitos navios parados próximos aos portos carregados de petróleo e sem ter onde descarregar, em função da recente crise do combustível fóssil. Os navios tanques estão lotados de petróleo sem descarregar e isso diminui a disponibilidade de embarcações para transporte de fertilizantes líquidos e matérias primas para a produção do insumo. Por esta razão, já triplicou o custo de demurrage em portos do País, pelo fato de navios estarem nos portos, sem poder descarregar ou carregar.

O lockdown na Índia, como prevenção ao coronavírus, pode acarretar mais dificuldades de frete, tendo em vista que a Índia é grande fornecedora de matéria-prima para fertilizantes. Na Índia, com o lockdown, está aumentando o tempo em que o navio fica no porto para carregar ou descarregar. Isso significa menos navios disponíveis para transporte de fertilizantes, o que também deve acarretar a alta do frete e, consequentemente, no aumento do preço do insumo. O Brasil tem grande dependência em relação aos fertilizantes importados, que gira em torno de 90% do total utilizado no País, o que pode elevar custos em razão do atual cenário. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.