ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Abr/2020

Máquinas: exportações à América do Sul aquecidas

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), assim como no Brasil, em que as vendas de máquinas agrícolas cresceram em março em comparação às de fevereiro, as exportações da indústria brasileira, centradas na América do Sul, também se mantiveram aquecidas no mês passado apesar da expansão do coronavírus na região. Não há informação de retração das vendas externas para países da América do Sul.

Para as exportações também vale o conceito de que a agricultura não pode parar, não dá para ficar em casa 20 dias sem produzir. Em março, o Brasil exportou 980 máquinas, 18,9% acima do computado em fevereiro. A Argentina liderou as importações, em virtude de demanda reprimida no país e de ações das empresas brasileiras para aumentar as vendas externas no início do ano, quando houve restrição de crédito no Brasil.

O País vinha de um período ruim nas exportações para a Argentina, não só de máquinas agrícolas, mas de veículos em geral, em razão de políticas do governo argentino. Há uma demanda bastante reprimida no país porque falta crédito, mas chega uma hora em que o produtor precisa produzir e vai procurar meios para isso. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.