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24/Mar/2020

Frete marítimo: preços recuam com maior oferta

Segundo o Rabobank, a combinação de excesso de oferta de transporte de carga seca a granel e preço relativamente baixo do petróleo deve limitar os preços de frete para grãos e oleaginosas em 2020. Isso pode ser positivo para os países importadores dessas mercadorias. O Índice de Báltico Seco (BDI), referência para o custo do transporte marítimo, caiu para a mínima de 411 no início de fevereiro. O recuo foi motivado por uma combinação de fraqueza sazonal da demanda por granéis sólidos no primeiro trimestre e a disseminação do coronavírus na China. O surto de coronavírus interrompeu as atividades industriais na China, o que resultou em uma demanda reduzida por navios de granel seco, principalmente a demanda por navios Capesize que transportam matérias-primas industriais para a China.

A indústria de soja da China também enfrentou problemas no primeiro trimestre, mas a demanda chinesa por farelo e óleo de soja deve ter rápida recuperação, levando a um aumento previsto das importações de soja da China para entre 86 milhões e 87 milhões de toneladas em 2019/2020, um crescimento anual de cerca de 4 milhões de toneladas. O índice BDI já se recuperou para 627 no início de março de 2020, devido à crescente demanda por navios Panamax e Supramax, que a indústria global de grãos e oleaginosas usa principalmente para transporte marítimo. A disponibilidade de cargas de grãos e oleaginosas contribuiu para esse movimento, e a demanda asiática por importações desses produtos permanece "saudável" até agora no primeiro trimestre.

A China continua suas compras de soja no primeiro trimestre de 2020, apesar do surto de coronavírus. Além disso, os compradores de outros países asiáticos, como Coreia do Sul, Tailândia e Filipinas, aproveitaram a oportunidade para adquirir trigo e milho em fevereiro e março de 2020, devido a uma queda nos preços de grãos e oleaginosas. Embora os fretes marítimos de grãos e oleaginosas no primeiro trimestre estejam mais altos do que há um ano, os preços do diesel marinho (MGO) e do óleo combustível com baixo teor de enxofre (VLSFO) diminuíram mais de 35% de janeiro ao início de março, em grande parte pela forte queda nos preços do petróleo.

Além disso, a frota de carga seca a granel deve crescer em um ritmo acima da demanda em 2020 por causa do surto de coronavírus, aumentando a situação de excesso de capacidade de transporte de carga seca a granel. Fretes relativamente baixos são benéficos para os processadores de grãos e oleaginosas na Ásia, pois podem preservar e/ou melhorar as suas margens de processamento devido aos custos mais baixos de importação de matérias-primas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.