14/Fev/2020
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (13/02) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a carga transportada no Brasil por navegação de cabotagem de contêineres cresceu 14,3% no ano passado, em comparação a 2018. O resultado vem de uma trajetória positiva ao longo dos últimos nove anos, onde se registra um crescimento acumulado de 200%, entre 2010 e 2019.
A cabotagem (navegação entre portos) é uma das apostas do governo federal para reconfigurar a matriz de transportes no País. A capacidade ociosa dos terminais de contêineres, resultado da crise e também de problemas na produtividade, permite que os terminais abram espaço para atenderem mais cargas na cabotagem.
Assim, há espaço para um crescimento ainda maior dentro da modelagem. O plano do governo é lançar em breve o programa BRdoMar, para incentivar o uso da cabotagem no Brasil a partir de regras mais flexíveis e desburocratização. Um dos grandes potenciais desse projeto do governo federal é o incremento da frota de navios. O governo quer amenizar as regras para afretamento de embarcações estrangeiras a serem usadas na cabotagem. A ideia é ter uma frota forte e perene para atrair empresas à modelagem. Produção e consumo são muito próximos da costa brasileira. A questão é tirar gargalos que impediam que essas cargas fossem transportadas pela água. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.