ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2019

Demanda por drones é exponencial no agronegócio

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lúcio André de Castro Jorge, especializado em uso de drones na agricultura, a demanda por este equipamento no Brasil é exponencial. Além do menor custo, há também eficiência em várias atividades agrícolas e pecuárias. O setor agropecuário tem utilizado drones para pulverização de cápsulas para controle biológico, controle de formigas, monitoramento de lavouras e de rebanhos, entre outros usos. O boom do drone no País está ligado principalmente à pulverização de lavouras e ao controle biológico de pragas.

Justamente porque o preço da tecnologia é acessível, a procura tem sido grande e começam a faltar drones. Há empresas de drones sendo instaladas em Mato Grosso, com preços bastante acessíveis, mas a demanda é enorme e fica difícil alugar equipamentos. O Brasil tem importado muitos drones da China. Segundo o gerente executivo da EsalqTec, Sérgio Barbosa, se destaca a agilidade dos drones em controle biológico em canaviais e na soja, por exemplo. Antes do drone, era necessário entrar no canavial e aspergir ovinhos de tricograma e o processo era muito lento.

Na pecuária também tem iniciativas para contagem de animais, monitoramento, verificação da qualidade do pasto, uso em integração lavoura-pecuária-floresta. O pesquisador da Embrapa ressaltou, porém, que o setor de drones ainda depende de regulamentação. Há um comitê de regularização no Ministério da Agricultura. Há vários especialistas se reunindo e até o próximo ano devemos ter uma regulamentação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.