06/Nov/2019
A expectativa em torno da construção de uma ferrovia entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA), a Ferrogrão, aumentou com o anúncio esta semana do investimento de recursos do fundo soberano da Arábia Saudita no Brasil. O Movimento Pró-Logística acredita que o aporte será fundamental para viabilizar o projeto, que hoje está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O fundo saudita emprestará para o Brasil US$ 10 bilhões. O valor necessário para a Ferrogrão é de R$ 15 bilhões em 65 anos. Nos primeiros 5 anos, a necessidade é de R$ 9 bilhões para construção da ferrovia, aquisição de locomotivas, vagões e sistemas operacionais. A empresa que ganhar a concessão vai fazer a operação de ferrovia já com o financiamento garantido pelo fundo saudita.
A expectativa é de que essa licitação ocorra em junho do ano que vem. Considerada fundamental para impulsionar a produção de grãos e reduzir os custos logísticos a partir do médio-norte de Mato Grosso, a Ferrogrão pode proporcionar barateamento em torno de 30% dos gastos para transportar a safra rumo ao Porto de Miritituba. A Ferrogrão é muito importante para o setor produtivo, vai ser uma balizadora dos fretes no Estado. O setor produtivo tem muito interesse na construção. A ferrovia já tem estudo, está na ANTT e, em seguida, irá para o Tribunal de Contas da União (TCU). A parte legal e os ritos estão sendo concluídos, mas faltava o investidor. Com esta resposta do fundo saudita, o problema está resolvido. A perspectiva é de que, em 7 anos, a ferrovia estará funcionando. Fonte: Canal Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.