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29/Out/2019

Portos: exportação pelo Arco Norte têm forte alta

O escoamento da produção de grãos pelos portos do Arco Norte deve aumentar quase cinco vezes entre 2009 e 2019, segundo projeção do Movimento Pró-Logística. Segundo a entidade, em 2009 foram transportados 7,2 milhões de toneladas de grãos, principalmente de milho e soja, pelos portos da região Norte e Nordeste. Em 2018, o total transportado chegou a 32,5 milhões de toneladas e, para 2019, a previsão é que sejam escoados 35 milhões de toneladas por esses terminais. O Arco Norte é um plano estratégico que compreende portos ou estações de transbordo nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Sergipe e Bahia e são considerados fundamentais para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste e desses estados. O sistema é formado pelos portos de Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA), Santana (AP), Itaqui (MA), Aracajú (SE), Salvador e Ilhéus (BA) e compreende uma região entre o paralelo 16 e a linha do Equador.

De acordo com o anuário estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de 2019, a participação no escoamento da soja e do milho para exportação pelo sistema dobrou em oito anos, saindo de 14% do total, em 2010, para 28%, em 2018. O aumento da participação da Saída Norte se intensificou a partir de 2014. Naquele ano, atingiu 17%, saltou para 21%, em 2015, e chegou a 27%, em 2017. Os estados localizados dentro do Arco Norte responderam por 52% da produção brasileira de soja e milho (103,7 milhões de toneladas). Há a necessidade de investimentos nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário para ampliar o escoamento da produção por meio do Arco Norte. O Arco Norte reduz o número de caminhões em direção aos portos das regiões Sul e Sudeste, diminuindo riscos de acidentes nas estradas.

Atualmente, há uma série de esforços de entidades do setor produtivo junto com empresas, tradings, governos estaduais e federal e investidores de outros países para ampliar a capacidade de transporte de cargas por esses modais a fim de reduzir o custo do frete e tornar o agro mais competitivo da porteira para fora. Criado em 2009, o Movimento é uma iniciativa de diversas entidades do setor agropecuário em prol da melhoria da infraestrutura para o transporte de cargas no país. O objetivo inicial do Movimento era atuar junto com governo e entidades para garantir a pavimentação da BR 163, entre Mato Grosso e Pará. Segundo dados do Movimento, dos 796 km da rodovia que precisavam de asfalto, restam 10 km a serem pavimentados. Fonte: Movimento Pró-Logística Aprosoja. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.