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02/Out/2019

Bayer testará cobrar por ganho de produtividade

A Divisão Crop Science da Bayer apresentou uma informação importante e que pode impactar diretamente o agronegócio no Brasil. Uma das propostas de inovações da Bayer Mundial é implementar a ideia de um ganho através do aumento de produtividade. O novo modelo consiste no seguinte: caso um produto ou técnica seja aplicada e traga um acréscimo de produção, o valor poderá ser dividido e, caso a produtividade não seja alcançada, o produtor não precisará pagar pelo produto. A inovação já foi testada nos Estados Unidos e será testada em breve no Brasil. Com o tempo, o novo modelo pode até mesmo ser um substituto das cobranças de royalties. Segundo a empresa, os royalties são pagamentos para se ter acesso à tecnologia, mas sendo royalties ou pagamento por produtividade, será algo desenvolvido com o tempo pela empresa porque o mais importante é pagar pelo resultado final e não pela semente.

É importante que o produtor brasileiro esteja disposto a investir nas inovações para que os lucros e resultados sejam cada mais altos e positivos nas lavouras. A Bayer faz pesados investimentos em desenvolvimento de inovações e deseja receber contrapartida. Se não for possível cobrar por esse investimento, não haverá novas tecnologias e inovações. A inovação precisa acontecer mesmo sem parcerias, mas elas são fundamentais para o bom desenvolvimento. Não existe inovação “de graça”, pois inovação custa dinheiro e precisa ter um custo justo. A agricultura precisa alimentar um mundo crescente sem esgotar o planeta. Para tanto, são necessárias inovações revolucionárias para que os produtores possam produzir alimentos em quantidade suficiente para uma crescente população mundial enquanto ainda se preservam os recursos naturais.

É importante o produtor estar ligado às novas tecnologias para evitar um desempenho negativo nas lavouras. Existem diferentes modelos e exemplos nos Estados Unidos e na Europa, em diferentes plantações. Nos Estados Unidos, por exemplo, se os produtores de milho usarem um fungicida, eles terão um ano melhor do que se eles não usarem o fungicida. O problema é que, se eles usarem o produto, em alguns casos, eles podem ter um resultado negativo. A maioria quer evitar o resultado negativo, então a possibilidade de realmente tentar um fungicida nesses casos é relativamente pequena porque eles não sabem quando usar para evitar esse possível resultado negativo. Também é importante ter uma base de informações e conhecimento específicos para que agricultura tenha, de forma natural, um crescimento significativo, além de positivo.

Um dos requisitos é se tenha informações específicas, para produtores específicos, com objetivo de ajudar a modelar e recomendar para que haja confiança nas capacidades previstas. Só assim é possível fazer promessa a um produtor. É por isso que a plataforma de base de informações dos campos é tão importante. Ela coleta as informações que permitem saber o que acontece no campo. A Bayer destacou três compromissos que está disposta a lidar até 2030, enfrentando três grandes desafios, são eles: reduzir o impacto ambiental da proteção de cultivos em 30% ao desenvolver novas tecnologias que permitam que os agricultores reduzam os volumes de proteção de cultivos e se capacitem para uma aplicação mais precisa; reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa produzidos pelos sistemas de cultivos que mais os emitem nas regiões em que a Bayer atua; e capacitar 100 milhões de agricultores de pequeno porte em países em desenvolvimento. Fonte: Notícias Agrícolas. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.