ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Set/2019

Fretes: tabela atrapalha o crescimento econômico

A Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) atribuiu o baixo desempenho do PIB e a retração do setor do agronegócio em 0,4% (ante o primeiro trimestre) à situação de pressão sobre o setor produtivo, decorrente do controle artificial de preços do transporte rodoviário. O tabelamento do frete é um impeditivo, porque criou um cenário de insegurança jurídica e elevou os custos operacionais, comprometendo a geração de emprego e renda no País.

A avaliação da entidade é que a economia ainda não se recuperou da greve dos caminhoneiros no ano passado. No momento em que se discute o desenvolvimento da economia por meio de maior liberdade econômica, da geração de empregos e do aumento das exportações, é impossível tornar o Brasil mais eficiente com a distorção no mercado de transportes. A indústria de processamento de oleaginosas acumula investimento de R$ 35 bilhões e que o setor produtivo vem sendo asfixiado pela tabela do frete.

Para a entidade, a solução para a crise no transporte rodoviário de cargas passa pela maior segurança nas estradas, melhoria de infraestrutura e simplificação da contratação e não em um controle artificial de preços. Sem um ambiente de previsibilidade e confiança, não será possível aumentar o volume dos investimentos, vetor fundamental para acelerar o ritmo da economia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.