ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jul/2019

Biológicos: política agrícola da UE abrirá espaços

Segundo a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), organização não-governamental conta com cerca de oito mil associados, entre agricultores e consumidores, a futura Política Agrícola Comum vai deixar um maior grau de flexibilidade para cada país para apostar naquilo que verdadeiramente acha que é estratégico. A expectativa é apostar na agricultura biológica. Apesar de o 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) retirar recursos do orçamento da União Europeia, a entidade considera que onde há uma dificuldade, também pode haver uma oportunidade. Assim, é importante alocar os recursos disponíveis. É preciso investir no que resulte em bens públicos. Não é a União Europeia que vai determinar onde investir.

Desta vez, haverá a oportunidade de fazer escolhas como nunca houve e a meta agora é apostar na agricultura biológica. A crença é de que haverá interesse e vontade em apostar neste tipo de produção, através de, por exemplo, incentivos para novos agricultores, de um programa de conversão da agricultura tradicional para a biológica e de ações de sensibilização para novos agricultores. A Agrobio considerou ser muito positiva a entrada do PAN no Parlamento Europeu, acrescentando que os partidos 'verdes' são os que mais lutam pela promoção da agricultura biológica, impulsionados pelos consumidores que defendem as questões ambientais, o bem-estar animal e a promoção de uma agricultura menos poluente e mais sustentável.

A Comissão Europeia propôs, em 01 de junho de 2018, uma verba de cerca de 7,6 mil milhões de euros no Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027, a preços correntes, abaixo dos 8,1 mil milhões do orçamento anterior, com uma leve alta nos pagamentos diretos e cortes no desenvolvimento rural. Também a preços correntes, para o QFP 2021-2027 está prevista uma verba de 4,2 mil milhões de euros no primeiro pilar da Política Agrícola Comum (PAC) (referente a pagamentos diretos) e de 3,4 mil milhões no segundo (para o desenvolvimento rural). Criada há 34 anos, a Agrobio dedica-se, sobretudo, a apoiar os agricultores e a promover a agricultura biológica junto dos consumidores, tendo também uma vertente ligada à educação ambiental. Fonte: Notícias ao Minuto. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.