ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Abr/2019

Máquinas: AGCO aposta em boas vendas na Agrishow

O presidente da AGCO para a América do Sul, Luís Felli, avalia que o término dos recursos subsidiados pelo governo federal nesta safra não compromete o financiamento de máquinas ao produtor, nem mesmo na Agrishow, maior feira do setor, que começa no fim do mês em Ribeirão Preto (SP). Segundo ele, produtores podem esperar para fechar a compra do maquinário no início do próximo ciclo, a partir de julho. "Não é a primeira vez que vamos à Agrishow com alguma indefinição", disse Felli. O executivo acredita que na próxima temporada o governo ofertará recursos para aquisição de máquinas agrícolas. "Só não se sabe as condições", ressalta.

"Além disso, bancos privados estão disponibilizando linhas a taxas atrativas, até por causa da Selic atual. O agricultor que não quiser financiar nessas condições poderá comercializar no início do próximo ano-safra, assim como foi no ano passado. Tudo que é produzido na Agrishow leva um tempo para ser produzido, faturado e entregue", disse ele. Felli acredita que no médio prazo o governo central "seja menos tomador do mercado financeiro". "Quando isso acontece, há mais recursos para financiar atividades de produção.

E O ideal é que não houvesse expectativa sobre o que vai acontecer no ano seguinte; que houvesse mercado (no setor privado) para se financiar as máquinas agrícolas em condições que permitem que o produtor tenha retorno, mas sem taxas específicas", afirmou. "A incerteza é ruim para o fabricante e para o próprio agricultor." O executivo afirmou esperar que os bancos comerciais possam oferecer custos em "boas" condições. "Já começamos a ver apetite dos bancos privados por esse espaço. Se houver transição organizada, acredito que será muito positiva", afirmou ele. Fonte: Agência Estado.