25/Jun/2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, devem anunciar a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), com investimento estimado em cerca de US$ 1 bilhão. O projeto integra a estratégia de reativação do segmento de fertilizantes no País e tem início de operação comercial previsto para 2029. A decisão de retomada foi aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras em abril, em linha com o Plano de Negócios da companhia para o período 2026-2030. A unidade estava hibernada desde 2015 e voltou a ser reavaliada a partir de 2023, dentro da estratégia de redução da dependência externa de fertilizantes nitrogenados. O projeto da UFN-III faz parte de um conjunto de iniciativas da Petrobras voltadas à reativação de plantas de fertilizantes no Brasil, incluindo unidades na Bahia, Sergipe e Paraná. A estatal avalia que, em conjunto, essas plantas podem atender cerca de 35% da demanda nacional por fertilizantes.
A retomada ocorre em um contexto em que o Brasil importa quase a totalidade dos fertilizantes nitrogenados utilizados na agricultura, tornando o setor agropecuário altamente dependente do mercado internacional. A ampliação da produção doméstica é tratada como elemento estratégico para a segurança do abastecimento agrícola. Em viagens recentes, o presidente e a direção da Petrobras têm anunciado investimentos no segmento, com foco na reativação e expansão de unidades industriais. Em visitas anteriores, a companhia indicou a possibilidade de ampliar a capacidade produtiva das fábricas reativadas para alcançar até 75% da demanda nacional no longo prazo. O avanço do projeto em Mato Grosso do Sul reforça a agenda de integração entre política energética e segurança alimentar, com foco na redução da vulnerabilidade externa do setor agrícola brasileiro diante da volatilidade do mercado global de fertilizantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.