ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2026

Caminhões: programa Move Brasil apoiando setor

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (08/01) que a primeira tarefa do programa Move Brasil, voltado a renovar a frota de caminhões no País, foi recuperar a produção para manter o emprego. Alckmin visitou a concessionária Nasa Caminhões e Ônibus, em Águas Claras, região administrativa do Distrito Federal. A agenda teve como objetivo acompanhar o atendimento aos primeiros clientes interessados no programa. Segundo a Volkswagen, o primeiro objetivo foi evitar demissões, porque o segmento de caminhões pesados caiu mais de 30% no ano passado.

Além disso, com uma queda da taxa de juros entre 40% e 50%, a expectativa é de que haja uma procura bem maior e, com isso, vai aumentar a produção e o nível de emprego. A iniciativa do governo federal pretende estimular a renovação sustentável da frota brasileira, a redução de emissões e o aumento da eficiência dos transportadores. O programa oferece financiamento com condições mais vantajosas para caminhoneiros autônomos e cooperativados, além de empresas de transporte rodoviário de cargas, na compra de veículos que atendam a critérios de sustentabilidade e de conteúdo local.

O programa do governo federal disponibiliza R$ 10 bilhões de crédito, entre recursos do Tesouro Nacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável por operar todas as linhas de crédito do Move Brasil. Alckmin destacou que o programa tem importância ambiental, pois incentiva a reciclabilidade e a menor emissão, econômica e de saúde pública. O vice-presidente ainda falou sobre o programa Carro Sustentável, de estímulo aos carros de passageiros de entrada, fabricados no Brasil e sustentáveis, dizendo que o ideal seria que o programa de renovação de frota fosse permanente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.