ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Dec/2025

Energia Elétrica: alta de 7% nas tarifas em 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que o efeito médio da alta tarifária em 2025 está projetado para encerrar o ano em 7%, superando as estimativas dos índices inflacionários do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O aumento dos custos com encargos setoriais e financeiros justificam esse cenário.

No grupo de encargos, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE-Uso) está com alta projetada em 1,2%. É a maior parcela e cobre gastos com subsídios rateados pelos consumidores de energia elétrica por meio da tarifa paga mensalmente. A quota CDE-GD, com alta de 1,3%, é destinada a compensar o desconto pelo uso da rede de energia elétrica oferecido a consumidores com sistemas de micro e minigeração de energia. Outro fator, em relação aos custos financeiros, foi a devolução de crédito tributário inferior ao anteriormente estimado.

Há metodologia específica para a devolução, aos consumidores de energia, dos créditos tributários recebidos pelas distribuidoras que ganharam na Justiça o direito de excluir o ICMS da base de cálculo para o pagamento do PIS/Pasep e da Cofins. A menor devolução dos créditos afeta o balanço de custos financeiros e, portanto, impacta a tarifa de energia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.