18/Nov/2025
O vice-presidente brasileiro e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, defendeu o avanço da tecnologia do BESS, sigla em inglês para sistema de armazenamento de energia em baterias em discurso no pavilhão do Brasil na zona verde na COP30 nesta segunda-feira (17/11). O BESS é utilizado em plantas industriais, datacenters, áreas remotas e, geralmente, ligado à energia renovável.
No discurso, Alckmin também defendeu as energias renováveis. Argumentou que o preço da energia solar despencou e que é muito mais barata do que outras fontes, como a nuclear. O vice-presidente também lembrou da iniciativa do governo federal de estimular a compra do chamado “carro sustentável” ao reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
“Lançamos o conceito do carro sustentável. Baixamos o IPI para carros de entrada, de até R$ 60 mil. Para ser considerado sustentável, o carro deve ser produzido no Brasil, não pode emitir mais do que 83g de CO2 por quilômetro rodado e com 80% de reciclabilidade”, afirmou. “É o conceito mais moderno do mundo, que acompanha o produto do berço ao túmulo”. Alckmin disse que o consumidor gostou do conceito. “A população respondeu positivamente. A indústria está vendendo 25% a mais”. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.