22/Oct/2025
Com mais de 20 mil espécies conhecidas no mundo, as abelhas são responsáveis por boa parte da polinização das plantas cultivadas. Estima-se que cerca de 70% das culturas agrícolas dependam, em algum grau, da ação de polinizadores para garantir produtividade e qualidade. Nesse cenário, a convivência harmoniosa entre agricultura e apicultura torna-se cada vez mais necessária. A comunicação entre agricultores e apicultores é reconhecida como uma das formas mais eficazes de prevenir incidentes com abelhas durante as pulverizações agrícolas. Pensando nisso, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) desenvolveu o Colmeia Viva App, um aplicativo gratuito que conecta produtores rurais, prestadores de serviços e criadores de abelhas.
Com foco em promover a convivência equilibrada entre a agricultura e a apicultura, o aplicativo Colmeia Viva oferece funcionalidades que reforçam a segurança e a sustentabilidade no campo. A ferramenta permite mapear áreas agrícolas e apiários, indicar sobreposições, enviar notificações sobre pulverizações e abrir canais diretos de comunicação entre produtores rurais e apicultores. Sempre que um agricultor registra uma aplicação de defensivos, os apicultores localizados em um raio de até 6 quilômetros recebem um alerta, podendo adotar medidas preventivas, como o isolamento ou a realocação temporária das colmeias. A iniciativa reduz o risco de exposição das abelhas e contribui para uma gestão mais responsável das atividades agrícolas.
A comunicação antecipada é um passo essencial para a convivência harmônica entre os dois setores. O aplicativo promove benefícios diretos, como a proteção das abelhas, o fortalecimento da relação entre agricultores e apicultores, além de ganhos de produtividade e incentivo a práticas sustentáveis. A polinização realizada pelas abelhas é indispensável para a produtividade e qualidade de diversas culturas agrícolas. O planejamento das aplicações e o uso de tecnologias como o Colmeia Viva App ajudam a mitigar a exposição das abelhas aos defensivos e a reforçar o compromisso do agro com a sustentabilidade. Proteger as abelhas é proteger os cultivos. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.