21/Oct/2025
A sede da B3, em São Paulo, irá receber quatro leilões nesta semana. Nesta quarta-feira (22/10), serão disputados o arrendamento de áreas portuárias em Maceió (AL) e no Rio de Janeiro (RJ), assim como a concessão do acesso Aquaviário do Porto de Paranaguá (PR), a primeira desse tipo no País. No dia seguinte (23/10), será a vez do Lote 4 de rodovias paranaenses. Entre os ativos a serem leiloados nos próximos dias, a concessão rodoviária do Paraná possui a maior previsão de investimentos: R$ 16,4 bilhões. O valor contempla R$ 10,8 bilhões para obras (capex) e R$ 5,6 bilhões em conservação e serviços (opex). A expectativa é que quatro empresas participem da disputa na B3. Além da Motiva (ex-CCR), Pátria, EPR, que já operam concessões no Paraná, a Mota-Engil também entregou proposta nesta segunda-feira (20/10). Recentemente, o grupo português arrematou o Túnel Santos-Guarujá.
O lote 4 soma 627 quilômetros e abrange três rodovias federais e oito estaduais. O trecho passa pelas regiões oeste, noroeste e norte do Paraná, conectando desde a fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina. O critério do leilão será o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,16788 por quilômetro. O Lote 4 é o penúltimo dos seis lotes de rodovias do Paraná a ir a leilão. Os blocos 1, 2, 3 e 6 foram concedidos em etapas desde 2023. O certame do lote 5 está previsto para o dia 30 de outubro, encerrando a série de disputas. Estão previstos os certames do segmento portuário, que também serão realizados na sede da B3. Às 14 horas desta quarta-feira (22/10), será disputada a concessão do acesso Aquaviário do Porto de Paranaguá, inaugurando leilões de canais de acesso no Brasil. A estimativa é de R$ 1,2 bilhão em investimentos ao longo de 25 anos.
O contrato também prevê a possibilidade de prorrogação da concessão por até 70 anos. O Porto de Paranaguá é considerado um dos mais estratégicos do País e da América do Sul, cumprindo papel relevante na movimentação de produtos agrícolas, por exemplo. Pela manhã, às 10 horas, serão concedidas as áreas portuárias em Maceió (TMP) e no Rio de Janeiro (RDJ07). Os projetos somam cerca de R$ 1,22 bilhão em investimentos, com contratos de 25 anos. O TMP Maceió é um terminal dedicado à movimentação de passageiros, localizada no Porto Organizado de Maceió (AL), com previsão de investimentos de R$ 3,75 milhões. O RDJ07 é destinado à movimentação de cargas de apoio logístico offshore, voltadas às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. O investimento previsto é de R$ 99,4 milhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.