ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Oct/2025

Armazenagem: PR propõe concessão de oito silos

O governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza a concessão onerosa de oito unidades armazenadoras de grãos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) à iniciativa privada. As unidades estão localizadas em seis municípios e serão licitadas para armazenagem e comercialização de produtos e insumos agrícolas. O dinheiro arrecadado com as concessões será aplicado na manutenção e fortalecimento de programas de pesquisa, extensão rural e negócios do instituto. As unidades ficam em Guarapuava (três), Cianorte, Araucária, Assaí, Santo Antônio do Sudoeste e Palmas. Elas prestam serviços de armazenagem de soja, milho, trigo e outros grãos e funcionam como armazém de retaguarda para cooperativas que depositam excedentes de safras.

São armazéns intermediários entre cooperativas, indústrias e portos. Segundo o governo, possibilitam que pequenos produtores tenham acesso à comercialização, especialmente com políticas de preço mínimo e na formação de estoques reguladores do governo federal. A escolha das empresas se dará por meio de licitação. Os contratos de concessão onerosa terão previsão de rescisão em caso de destinação diversa do objetivo licitado. O governo afirma que as unidades possuem relevância estratégica para as regiões central, sul e noroeste do Estado, mas demandam reestruturações significativas para alcançar condições competitivas de funcionamento.

As unidades foram incorporadas pelo IDR-Paraná em 2019, após a fusão do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Centro de Referência em Agroecologia (CPRA) e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Segundo o governo do Estado, a concessão é uma solução eficiente e sustentável para promover o aproveitamento produtivo dos imóveis e assegurar a continuidade na prestação de serviços essenciais ao agronegócio paranaense. O projeto não aumenta despesa nem reduz receita. As oito unidades somam área total de aproximadamente 545 mil m². Em Guarapuava, são três unidades com 63,8 mil m², 56,25 mil m² e 72,6 mil m². Em Cianorte, a unidade tem 97,5 mil m². Em Araucária, 30 mil m². Em Assaí, 48,4 mil m². Em Santo Antônio do Sudoeste, 54,1 mil m². E em Palmas, 70,9 mil m². Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.