ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Oct/2025

Ferrovias: previsão de leilões de concessão em 2026

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reiterou nesta segunda-feira (13/10) que a concessão de ferrovia EF-118, que liga o Porto de Vitória, no Espírito Santo, ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro, deve se dar no primeiro trimestre de 2026. Antes disso, no entanto, deve ocorrer o início das operações da Ferrovia Transnordestina. Neste mês de outubro, a perspectiva é iniciar as operações da Ferrovia Transnordestina, entre Piauí e o Ceará.

Essa é uma ferrovia que tem como maior controlador a CSN e é um corredor estratégico de cargas da Região Nordeste. Em relação a EF-118, o modelo vai priorizar o concessionário que demandar o menor aporte governamental para executar o projeto, que é em torno de R$ 15 bilhões em investimentos. Em 2026, deve ocorrer a concessão da Ferrogrão - EF-170, entre os municípios de Sinop/MT e Miritituba, distrito do município de Itaituba/PA, que prevê investimentos de pouco mais de R$ 20 bilhões; e o Corredor Leste-Oeste (FICO-FIOL).

O processo de relicitação da Malha Oeste também está avançando, mesmo em meio à defasagem do quadro funcional da agência. A lei de origem da agência previa 1.800 trabalhadores. Hoje, a força de trabalho está em torno de 1.600 colaboradores, entre servidores e terceirizados. Com os outros leilões que estão sendo realizados e a solução de outros contratos, vai ter esse aumento da matriz de transporte ferroviário. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.