13/Oct/2025
A Mosaic Company anunciou na sexta-feira (10/10) os volumes preliminares de produção e vendas referentes ao terceiro trimestre de 2025. No segmento de fosfatados, a produção atingiu cerca de 1,7 milhão de toneladas, resultado superior ao de trimestres anteriores, mas ainda abaixo das expectativas da empresa. A companhia explicou em nota que, após concluir trabalhos de manutenção e restauração de ativos em agosto, conseguiu manter por várias semanas a taxa de produção planejada. No entanto, problemas mecânicos inesperados na planta de ácido sulfúrico de Riverview e interrupções nos serviços em Bartow, em meados de setembro, resultaram em queda significativa na produção até o fim do mês.
As vendas de fosfatados somaram aproximadamente 1,6 milhão de toneladas, abaixo da produção em função do atraso no embarque de volumes já contratados e precificados. Na operação brasileira, a Mosaic Fertilizantes registrou vendas de cerca de 2,8 milhões de toneladas no trimestre, um avanço de 25% sobre o segundo trimestre. A empresa destacou que mantém o foco na otimização da rentabilidade em um cenário de crédito restrito. Já no segmento de potássio, tanto a produção quanto as vendas ficaram em torno de 2,3 milhões de toneladas. Segundo a companhia, os investimentos em restauração de ativos realizados até agora devem contribuir para uma melhora sustentável nas taxas de produção daqui para frente.
A Mosaic informou ainda que a divulgação completa dos resultados do terceiro trimestre será feita em 4 de novembro, após o fechamento do pregão da Bolsa de Nova York. No dia seguinte, 5 de novembro, a empresa realizará uma teleconferência com investidores para detalhar o desempenho do período. As ações da Mosaic caíram após a empresa química divulgar resultados preliminares do terceiro trimestre que ficaram abaixo das expectativas, afetadas por problemas mecânicos e interrupções de energia. Apesar da queda de quase 16% nos últimos três meses, as ações acumulam alta de 25% no ano. Fonte: Broadcast Agro.