03/Oct/2025
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Corredor Bioceânico, projeto que conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico através de uma rede rodoviária que atravessa o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, deve entrar em operação ainda em 2026. O projeto está praticamente concluído. A expectativa é concluir as obras de acesso em 2026 e que o corredor já possa operar neste mesmo ano. A rota pode reduzir em dez dias o período de envio das cargas brasileiras aos portos asiáticos, além de permitir que mais produtos dos parceiros asiáticos cheguem até os portos do Atlântico.
As cinco principais rotas de integração sul-americana, desenvolvidas pelo Brasil e países membros são: Ilha das Guianas, Manta Manaus, Quadrante Rondon, Capricórnio e Porto Alegre-Coquimbo. Os projetos buscam aumentar a conectividade e o intercâmbio comercial, social e cultural do Brasil com os países vizinhos. O desafio vai além da questão das estradas e portos e envolve softwares, normativas, alfândegas, certificações sanitárias.
A intenção é conectar parceiros para agregação de valor regional, aumentar competitividade e avançar em um sistema de infraestrutura regional. Há interesse dos países, embora haja diferenças políticas e desafios momentâneos, em consolidar as rotas de integração e a cooperação em acordos de certificação digital. É interesse de todos assegurar que a América do Sul continue sendo o maior provedor de alimentos do mundo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.